sábado, 20 de março de 2010

Leituras....

"Até que ponto a criança mais pequena, antes de ser escolarizada, se manifesta como um "primitivo", à margem da sociedade moderna, dita evoluída? Até que ponto ha uma convergência entre a infância da humanidade e a infância da Arte, antes de ser academizada, instituída, controlada e integrada na civilização?
Tanto na criança como no "primitivo" se verifica a predominância do sentir/experiência sobre o saber/teórico ou intectualizado. Em ambos, os mecanismos psíquicos visam simplificações esquemáticas, que traduzem sínteses do real e do imaginário.
Os aspectos comuns entre a arte infantil e a arte dita "primitiva" são fruto da existência de sensações primárias em todo o ser humano, fazendo de certo modo parte daquilo a que Jung chamou "inconsciente colectivo". Na criança, estas sensações evoluem sob a influência do mundo exterior e da afectividade no sentido de uma individualização subjectiva. Numa sociedade primitiva , pelo contrário, os signos primários organizam-se a partir de emoções colectivas, que poderão estar na origem dos mitos."

Fonte: "A infância da Arte, a arte da infância". Dalia d´Alte Rodrigues.

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